top of page
Buscar
Foto do escritorPsic. Sabrina Vega

Qual a diferença entre sexo e sexualidade?

Todo mundo já ouviu que a sexualidade é um aspecto importante da nossa vida, mas...o que é sexualidade? Na verdade, esse é um termo bastante amplo e abrangente e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.

A maioria das pessoas confunde a sexualidade com o sexo. Embora a sexualidade também englobe o tema sexo, ela não é só isso. Quando falamos sobre sexo, muitas vezes nos referimos à prática sexual que envolve uma intimidade física.

A sexualidade é um aspecto comum a todas as pessoas, ela está presente desde que nascemos e vai sendo construída e desenvolvida no decorrer de toda a vida, através das experiências que vamos tendo ao longo dos anos. Consideramos que o desenvolvimento da sexualidade é um aspecto biológico do ser humano que é influenciada pelo contexto social, cultural, histórico, psicológico, econômico, político, religioso e éticos em que o sujeito está inserido. Ou seja, a sexualidade pode ser expressada de formas diferentes de pessoa para pessoa, pois recebe forte influência do convívio social.

Dessa maneira, a sexualidade se desenvolve a partir da interação social, de uma forma especial e profunda através da comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o outro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a sexualidade é “uma energia que nos motiva para procurar amor, contato, ternura e intimidade” e ela “influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”. Podemos dizer que a sexualidade está relacionada com tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar, com a forma que a gente se coloca no mundo e como nos relacionamos com o outro a fim de buscar o prazer. Esse prazer não precisa necessariamente ser o prazer sexual.

Portanto, pode fazer parte da sexualidade, a necessidade de admiração, autoestima e a satisfação corporal, por exemplo. Consequentemente, a sexualidade está diretamente ligada ao bem-estar do indivíduo, pois estar bem consigo mesmo é estar bem com a sua sexualidade.

Em relação ao sexo, a sexualidade está relacionada ao erotismo, prazer, orientação sexual e reprodução. Implica em sentimento de amor, tesão, necessidades de contato com o outro, carícias, beijos, troca de intimidade e também a sintonia com o outro.

Se a sexualidade está presente desde que nascemos até a nossa morte, entendemos então que ela pode se transformar ao longo do tempo, dependendo das experiências que as pessoas se permitem vivenciar. Sendo assim, a sexualidade também é um aspecto dinâmico nas nossas vidas, ou seja, a maneira como nos sentimos atraídos ou atraentes para os outros também pode mudar ao longo da vida de acordo com as vivências que nos permitimos passar.

O ponto importante sobre esse assunto é que, independente da sua visão sobre o tema, você tenha uma relação positiva de compreensão e aceitação da sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir confortável com seus desejos e sensações colabora para o amadurecimento da sua sexualidade, gerando uma experiência positiva e saudável.


Autora: Sabrina Vega Murai - Psicóloga com foco em sexualidade CRP:08/22347

Comments


bottom of page