Buscar
  • Espaço Notre

O Caminho

Gostaria de falar sobre o Caminho, essa imagem que é muito presente e potente em nossas vidas. Muitos são os símbolos que remetem à questão da direção a seguir, o caminho a ser trilhado, o destino a ser alcançado, o sentido da vida.

Um símbolo que gosto muito é a Rosa dos Ventos, que pode significar direção, luz e mudanças, encontrar um caminho a seguir, um sentido. Ela representa uma volta completa no horizonte e indica a posição dos ventos, assim, ela nos mostra todas as possibilidades, amplia nossa visão para o todo, a amplitude onde céu e terra se encontram lá na imensidão da linha do horizonte.

Uma figura muito interessante é o provocador Gato de Cheshire, na história de Alice no País das Maravilhas, o Gato provoca Alice à uma viagem com liberdade pelo seu mundo de maravilhas, seu mundo interno de fantasias e imagens criativas cheias de vida. Pois as vezes o caminho é justamente não seguir direções e sim se entregar à imaginação e criatividade, se aventurar com liberdade e coragem de explorar coisas novas, de ir contra as determinações e quebrar as regras, e seguir em frente mesmo sem saber ao certo qual é o nosso destino.

Na história Alice trava o profundo e significativo diálogo com o Gato: “Você poderia me dizer, por favor, qual o caminho para sair daqui?” “Depende muito de onde você quer chegar”, lhe fala o Gato. “Não me importa muito onde...” diz Alice. “Nesse caso não faz diferença por qual caminho você vá”, disse o Gato. “...desde que eu chegue a algum lugar”, explica Alice. “Oh, esteja certa de que isso ocorrerá”.

Na vida, em muitos momentos, nos deparamos com importantes escolhas e isso pode determinar um caminho a seguir, ou ao nos encontrarmos diante de um caminho, precisamos fazer escolhas. Mas, que escolhas fazer e quais direções trilhar diante de tantas possibilidades e impossibilidades, de tantas dúvidas e tantas certezas, diante do medo e diante da coragem?

Se pensarmos nesta metáfora, somos peregrinos da vida, trilhando um caminho em direção ao nosso destino, embora muitas vezes possa ser que não tenhamos consciência de qual ele é onde iremos chegar. Me parece que fazer escolhas e trilhar caminhos estão bem atrelados.

A escolha está pautada pelo lugar onde queremos chegar, e esse lugar é muito importante, seja ele qual for. Ele pode ser uma vontade, uma paixão, um sonho, uma conquista, um desejo. Esse lugar não é necessariamente localizado fora, no mundo externo, mas pode ser um lugar muito especial localizado dentro de nós, e isso é o mais incrível e desafiador, um lugar ou lugares dentro de nós, nas profundezas da nossa alma!

Nossa alma nos guia em direção a nós mesmos, talvez o nosso destino seja trilhar o caminho que vai nos levar a um lugar muito especial, nas profundezas do nosso ser, e lá encontraremos a nós mesmos, um encontro com nossa Alma!

Rosemari Hennig - Psicóloga CRP 08/30403⁠⁣

@rosemarihennigpsicologa




Espaço Notre

(41) 99219-2556

©2019 by Espaço Notre. Proudly created with Wix.com