Buscar
  • Espaço Notre

Como a nutrição pode ajudar as mulheres que desejam engravidar?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80 milhões de mulheres enfrentam dificuldades para engravidar, por inúmeros fatores, como a vida estressante da atualidade, cheia de contaminantes ambientais, a idade materna (muitas estão deixando para mais tarde), a dieta ocidental que é pró-inflamatória, o sedentarismo, doenças, entre inúmeras outras causas.

E o que poucas mulheres sabem é que um dos fatores fundamentais para atingir a gravidez, é a alimentação balanceada, visto que o que ingerimos afeta diretamente o funcionamento de nosso corpo.

O processo de fertilidade está relacionado com a capacidade do organismo de melhorar a qualidade das células reprodutivas. Logo, neste período a demanda de nutrientes é elevada para que o embrião seja capaz de se desenvolver completamente. Além disso, um padrão alimentar inadequado pode causar desequilíbrios orgânicos, que dificultam ainda mais, que uma gestação ocorra naturalmente.

Através da alimentação adequada conseguimos nutrir as células reprodutivas e corrigir algumas das disfunções hormonais, melhorando a qualidade do óvulo e espermatozoide, prevenindo a formação de radicais livres, que podem causar a mal formação dos mesmos.

No plano alimentar das mulheres e homens que desejam engravidar deve conter alimentos ricos em nutrientes como ácido fólico, ferro, zinco, selênio, Coenzima Q10, Vitamina B6, Vitamina E, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, entre outros. Além da suplementação de alguns nutrientes que exigem uma demanda aumentada para essa fase.

Existem também alguns alimentos a serem evitados no período preconcepção, pois podem diminuir a fertilidade. Um deles é o café, que, a cada xícara consumida (100mg de cafeína/dia), aumenta em 7% o risco de abortamento. Ainda existem chás e temperos que as mulheres precisam ficar em alerta quanto ao uso. E ainda tem os aditivos químicos dos industrializados e embalagens dos alimentos e bebidas, que afetam diretamente a fertilidade de mulheres e homens. Daí a importância do acompanhamento nutricional, já que o nutricionista poderá oferecer todas estas recomendações adaptadas para cada paciente.

E quando começar a mudar hábitos para conseguir ter uma gestação de sucesso?

Muitos dizem que é necessário melhorar o estilo de vida, 3 meses antes de engravidar, porém eu diria que 3 meses é o mínimo de tempo, mas que o quanto antes a mulher mudar seu estilo de vida melhor, pois nós mulheres já nascemos com todos os futuros óvulos nos nossos ovários, então, o quanto antes cuidarmos dessas células, mais chances de uma gestação saudável e de sucesso teremos!

Indiara Comassetto - Nutricionista CRN8/12590⁠⁣

Trabalha com reeducação alimentar para: emagrecimento, saúde da mulher, tentantes, pré-natal e puerpério, até os 1000 dias do bebê. @nutriindiaracomassetto




Espaço Notre

(41)99697-0117 / (41)99997-1395

©2019 by Espaço Notre. Proudly created with Wix.com