top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Notre

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação normal do nosso corpo frente a alguma situação que ofereça risco, perigo ou ameaça. Esta reação é comum para todos os indivíduos, pois é um mecanismo de sobrevivência. Se, diante de um perigo real, não sentíssemos nada, não poderíamos enfrentá-lo. Ela funciona como um sinal de alarme que dispara quando precisamos reagir a algo, portanto, seu papel é fundamental, pois nos protege.

Sendo a ansiedade uma reação normal para todos, o problema surge quando ela é muito intensa, prolongada e irrealista. Quando a ansiedade é desproporcional a sua causa, isso pode gerar grande sofrimento e atrapalhar as pessoas. Não existe uma divisão clara para diferenciar uma reação ansiosa normal de uma patológica. Contudo, entende-se que a ansiedade patológica acontece quando a reação é ativada com uma intensidade muito alta, mesmo quando não há uma ameaça real, mas em função de perigos imaginários ou imprecisos.

Neste ponto, quando a ansiedade aparece em diversos momentos de forma desnecessária, ela pode causar grande impacto na vida de uma pessoa, criando diversos prejuízos na vida pessoal, profissional, gerando muito sofrimento. Pessoas com transtornos de ansiedade, em geral, se preocupam com possíveis situações imaginárias, que podem acontecer no futuro. Sua cabeça vive a mil por hora, calculando todas as possibilidades e perigos possíveis que podem acontecer um dia.

Existem diversos tipos de transtornos associados à ansiedade e nem sempre é fácil fazer um diagnóstico preciso. Os fatores que podem desencadear um transtorno de ansiedade podem ser a genética, estresse e traumas. Os sintomas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas eles podem ser de sensação de falta de ar, coração acelerado, tremor, sudorese, tensão, tontura, náuseas até alterações no sono e na alimentação, dificuldades de concentração e de memória.

Identificar os sintomas da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la. O ideal é que se busque um profissional sempre que alguma angústia ou sofrimento esteja interferindo negativamente na qualidade de vida. Na psicoterapia, o psicólogo pode ajudar o paciente a entender melhor os fatores da vida que podem estar interferindo e desencadeando a ansiedade.

bottom of page