top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Notre

O que é psicoterapia?

Atualizado: 26 de set. de 2019

A psicoterapia é um processo de tratamento de doenças e problemas psíquicos baseado nos conceitos da psicologia, ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Na psicoterapia, o psicólogo une ciência, teoria e prática para compreender, prever e aliviar problemas com adaptação, incapacidade e desconforto de seus pacientes. Dessa forma, a psicoterapia nos ajuda a entender, prevenir e aliviar o sofrimento, dificuldades ou disfunções que podem estar acontecendo, promovendo bem-estar e autoconhecimento.

O processo da psicoterapia é bastante colaborativo, envolve a participação do psicoterapeuta e do paciente. Juntos, irão construir um espaço onde as pessoas descobrirão o que as atormentam e se ajustarão melhor as dificuldades de sua realidade, aumentando sua qualidade de vida/melhorando sua saúde mental. É a escuta daquilo que incomoda e a construção de um caminho para algo melhor para o sujeito.

Por que buscar Psicoterapia?

Muitas pessoas ainda ficam relutantes em buscar a psicoterapia, por desacreditar ou desconhecer. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter um problema muito grande e confuso ou estar louco para buscar um psicólogo. A psicoterapia é para todo mundo, porque, na verdade, é comum e totalmente normal que as pessoas se sintam um pouco confusas, ansiosas, atrapalhadas dentro de algumas relações, na vida familiar ou na direção de suas carreiras.

A terapia é importante porque vários dos nossos problemas surgem pois não temos compreensão suficiente sobre como nossa mente funciona, muitas vezes não sabemos ao certo o que queremos, o que tememos ou por que agimos de determinada maneira. É no processo de psicoterapia onde a incerteza de nossas apostas nos é revelada. Por se tratar de um processo da área da saúde mental, a psicoterapia também é uma das principais linhas de tratamento para problemas mentais, tais como: depressão, ansiedade, relacionamentos, entre outros.

Contudo, não é um sinal de distúrbio ir à terapia. Pelo contrário, pode ser o primeiro sinal de sanidade e compromisso com o crescimento e qualidade da sua saúde mental. Ir ao psicólogo, muitas vezes pode ser considerado um ato de bravura, de quem quer enfrentar aquilo que tanto atormenta e atrapalha alguns aspectos da vida.

Podemos buscar a terapia não só quando algo não está bem, o processo terapêutico também pode ser um recurso de prevenção para que sintomas não voltem a aparecer. A psicoterapia também envolve muito aprendizado, é uma boa oportunidade para explorar zonas desconhecidas sobre si mesmo, sair da zona de conforto.

Não tem idade certa para iniciar a psicoterapia, o certo é que nunca é tarde demais para se conhecer melhor. Lembre-se, não precisamos resolver tudo sozinhos, compartilhar com o psicólogo pode ser uma grande decisão e deixar as coisas mais leves.

bottom of page