top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Notre

Estou em análise: E agora?

O processo terapêutico não acontece só no encontro. Fechou a porta da consulta, acabou. Não é bem assim... As sessões são os momentos presenciais (ou online) com o analista, um espaço de troca e de avaliação das questões trazidas pelo paciente. No entanto, estar em processo de análise é muito mais do que isso. E dura muito mais que o tempo do encontro.

Não é incomum ouvir que alguém se sentiu “pior” após uma sessão, por exemplo. E você sabe porque isso acontece? Essa ressaca pós-análise? Porque ela pode provocar angústia, despertar raiva e cutucar a ferida. Mas sem essas etapas será difícil evoluir.

À medida que o processo vai avançando pode ocorrer do paciente não querer saber sobre seu sofrimento e não se perceber responsável pela própria mudança, por exemplo. Muitas pessoas ainda preferem conviver com seus problemas a enfrentá-los. É uma escolha.

Por isso, dependendo de como ocorre uma sessão, o paciente pode se sentir muito esgotado mentalmente. Para ajudar nisso existem algumas técnicas:

- Se recolher e ficar sozinho: dedicar um tempo ao seu bem-estar individual e sem interferências externas ajuda a recarregar as forças.

- Escrever um diário com anotações dos seus pensamentos: colocar os seus sentimentos em palavras tem poder catártico.

Lembre-se: colapsos emocionais pós-análise significam apenas que está funcionando. Você está no caminho, em processo. Seja persistente na sua mudança!


Yaskara Ferreira - Psicanalista e Mestra em Letras

bottom of page