Buscar
  • Psic. Sabrina Vega

Ejaculação Precoce: 1 a cada 3 homens sofrem com esse problema!

À primeira vista a ejaculação precoce não parece um problema muito angustiante, porém é uma das disfunções sexuais mais comuns entre os homens. A ejaculação precoce afeta aproximadamente um em cada três homens. A EP (ejaculação precoce) é diagnosticada quando o homem tem dificuldade e não consegue controlar o momento da ejaculação, mas principalmente quando essa situação está causando algum tipo de sofrimento para ele ou para a(o) parceira(o). Quem passa por isso pode ficar constrangido e sentir vergonha na hora de buscar ajuda, mas existem várias causas e tipos de tratamento para esse problema!

A nível de curiosidade, um homem “normal” leva, em média, entre 5 a 10 minutos para ejacular. A ejaculação precoce acontece geralmente no primeiro minuto da relação ou até mesmo antes mesmo de iniciar a penetração.

Podemos classificar a ejaculação precoce de duas formas, a EP permanente ou adquirida e a EP generalizada ou específica. A ejaculação precoce permanente acontece quando o homem sempre lutou com essa disfunção, enquanto a adquirida, se refere a um indivíduo que antes tinha a habilidade de controlar a ejaculação, mas que mais tarde desenvolveu a disfunção. Aproximadamente 2/3 dos homens têm um tipo permanente e 1/3 têm a forma adquirida.

A EP generalizada se caracteriza quando o problema se manifesta com todas as parceiras enquanto a do tipo específico ocorre quando o homem tem um padrão variável de ejaculação normal com algumas parceiras e precoce com outras.

A ejaculação precoce tem impacto tanto na qualidade individual quanto na qualidade do relacionamento. Uma pesquisa realizada em 2003 com homens com ejaculação precoce investigou o impacto da condição sobre a autoimagem, vida sexual, relacionamento com a parceira e vida cotidiana. A maioria dos homens (68%) relatou decréscimo na autoconfiança sexual. Além do mais, metade dos homens solteiros reportou que evitavam relacionamentos ou eram relutantes em estabelecer novos relacionamentos. Os homens que estavam em relacionamentos relataram angústia em não satisfazer as parceiras, alguns se preocupando com que elas pudessem ser infiéis.

Geralmente homens que sofrem com essa disfunção podem relatar preocupação com pensamentos sobre controle de seu orgasmo, se sentirem ansiosos antes de uma relação, antecipando uma possível falha e até mesmo envergonhados.

Podem existir causas biológicas e psicológicas para a ejaculação precoce. Disfunção erétil, ansiedade, problemas no relacionamento e até mesmo problemas hormonais podem ser responsabilizados. A ansiedade está muito envolvida na disfunção, podendo ser a principal causa da condição, ou então ser responsável por manter a disfunção. Uma vez que o indivíduo vivenciou alguns momentos de ejaculação precoce, ele pode desenvolver uma ansiedade de performance, e todas as vezes que ele tiver um encontro amoroso, o medo de ter ejaculação precoce eleva a ansiedade e a performance não é agradável.

Devido à falta de conhecimento ou dificuldade em admitir o problema, muitos homens não procuram o diagnóstico e o tratamento. As consequências da disfunção podem ser várias e afetar não só o homem, mas o relacionamento também. A falta de diálogo sobre o assunto leva a insatisfação dos parceiros que saem frustrados da relação sexual e pode levar a um desgaste no relacionamento.

É importante ressaltar que ejaculação precoce tem tratamento! Ele pode ser feito através de psicoterapia, medicamentos ou combinação dos dois. O ideal é buscar um médico para avaliar sua saúde sexual. A psicoterapia pode ajudar muito nesse problema, pois através desse processo você poderá discutir sobre suas ansiedades, medos e inseguranças e, junto com o psicoterapeuta, poderão buscar soluções para a disfunção e para a manutenção da relação e dos encontros sexuais. Além disso, as terapias sexuais podem te ajudar com alguns exercícios para melhorar sua percepção corporal e o controle dos estímulos.


Autora: Sabrina Vega Murai - Psicóloga com foco em sexualidade CRP:08/22347

Espaço Notre

(41)99697-0117 / (41)99997-1395

©2019 by Espaço Notre. Proudly created with Wix.com