top of page
Buscar
  • Foto do escritorEspaço Notre

O que é DEPRESSÃO?

Quem nunca se sentiu triste em algum momento da vida? Afinal de contas, coisas ruins podem acontecer com todo mundo. Porém, o que fazer quando a tristeza não passa e atrapalha nossa vida?


De forma geral, diante das adversidades, as pessoas sofrem, ficam tristes, mas sabem o motivo da sua tristeza e encontram formas para superar. Contudo, para as pessoas que sofrem com a depressão, a tristeza é muito profunda e, muitas vezes, sem causa aparente.

A depressão é uma das doenças mais antigas na história da humanidade, vista como uma espécie de desistência do existir. Hoje, entende-se que ela é uma doença psiquiátrica comum e séria que produz alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, afetando negativamente como as pessoas se sentem, pensam e agem. Os quadros de depressão variam de intensidade e duração e são classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves e podem afetar as pessoas de diferentes idades.

A depressão envolve sintomas corporais e psíquicos e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, diminuindo, dessa forma, a capacidade de a pessoa manter suas atividades normais como o trabalho e atividades da casa. Ela está associada a incapacidade e amortecimento da nossa experiência de prazer, ou seja, a vida perde a graça. Além disso, alguns dos sintomas associados à depressão podem ser: alteração no peso e no sono, fadiga ou perda de energia constante, baixa autoestima, perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas, dificuldades de concentração, desejo de morrer e sentimento de desesperança.

Muitas pessoas podem não levar muito a sério a depressão, acham que é algo passageiro e controlável. Porém, de acordo com a OMS até 2030 a depressão será a maior causa de adoecimento no mundo e hoje ela é responsável pela morte de 850 mil pessoas por ano. O brasil é o terceiro país mais deprimido do mundo.

Contudo a depressão também está entre os mais tratáveis dos transtornos mentais. Entre 80% e 90% das pessoas com depressão acabam reagindo bem ao tratamento. Quase todos os pacientes ganham algum alívio de seus sintomas. É através do tratamento que o paciente aprende a lidar com suas adversidades, se tornando capaz de lidar com a doença e recuperar sua qualidade de vida e sensação de felicidade.

Recuperar-se da depressão geralmente é um processo longo e difícil, mas ela é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, preguiça ou irresponsabilidade. Se você está se sentindo, constantemente, desanimado e acha que a vida perdeu a graça, procure ajuda!

bottom of page